Páginas

ETAPAS DA FERTILIZAÇÃO IMPORTANTES

 " FASES  DO  TRATAMENTO  DO  FIV OU  ICSI"


1. Controlo e estimulação dos ovários:

Após a primeira consulta, e de acordo com as indicações médicas, a mulher inicia o tratamento com medicamentos indutores da ovulação.

2. FASE DO FIV - Punção:

A punção é a operação de recolha dos ovócitos, feita com controlo ecográfico e sob sedação, e consiste na introdução na vagina de uma agulha muito fina que irá permitir a recolha de ovócitos a partir de cada um dos ovários. Esta operação dura cerca de 15 minutos. A partir deste dia a mulher começa a aplicar progesterona (em comprimidos vaginais ou gel), de forma a preparar o endométrio para que a implantação dos embriões possa ser bem sucedida.
No mesmo dia da punção é feita a recolha de esperma, de forma a que seja utilizado no tratamento de fertilidade.


3. Fase da FIV ou ICSI. Fecundação:

Depois da punção dos óvulos e da coleta seminal, ambos os gametas são manipulados e preparados para elevar as chances de gravidez.  Os óvulos então são fecundados pelos espermatozoides em laboratório, procedimento que pode ser feito de duas formas: FIV clássica ou ICSI ( Injeção intracitoplasmática de espermatozoide) . Na FIV clássica, óvulos e espermatozoides são colocados em placas de cultura com meios de cultivo e mantidos em incubadoras com condições ideais para que a fecundação aconteça naturalmente. Na ICSI, cada espermatozoide é injetado dentro de cada óvulo.  No dia seguinte, o embriologista avalia se a fecundação aconteceu.

4 . FASE DA FIV ou ICSI:   Cultivo embrionário

Depois da fecundação, o embrião é monitorado em laboratório até atingir o desenvolvimento ideal para a transferência ao útero da paciente. Isso dura de 2 a 6 dias, de acordo com o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorrerá a transferência.

Nesse período de cultivo, pode ser feita a biopsia embrionária para pesquisar alterações genéticas, quando houver indicação, identificando alterações que podem levar a abortamentos ou síndromes.

5 . FASE DA FIV OU ICSI: Transferência do embrião

A última etapa é a transferência dos embriões ao útero. Isso requer preparo e pode ser que eles precisem ser congelados para implantação somente no ciclo seguinte.

Os embriões podem ser transferidos em dois estágios do desenvolvimento: clivagem (D2 ou D3) ou blastocisto (D5 ou D6). É nessa fase que deve ser feito o congelamento, caso necessário.

O número de embriões que pode ser transferido é determinado pelo CFM de acordo com a idade da mulher:

  • mulheres até 35 anos: até 2 embriões;
  • mulheres entre 36 e 39 anos: até 3 embriões;
  • mulheres com 40 anos ou mais: até 4 embriões.


6.  FASE -  Teste de gravidez

Entre 10 e 14 dias após a transferência do embrião, a mulher faz um teste de gravidez. Trata-se de um exame de sangue simples, feito em laboratório, para medir o beta hCG.

Se o resultado for positivo, o procedimento foi bem-sucedido, mas cerca de 10 dias depois é feito um ultrassom transvaginal que permite visualizar o saco gestacional e confirmar a ocorrência efetiva da gravidez.

Percebeu como cada uma das etapas da FIV é importante para o sucesso nos resultados do tratamento? Graças ao procedimento, muitos casais conseguem a desejada gravidez.

Se você está à procura de uma clínica especializada em fertilidade-  ENTREM EM CONTATO:

+351 967 946 139  WHAPS.



Sem comentários:

Arquivo do blogue