Páginas

Infertilidade no homem!




















Cerca de 30% das causas da infertilidade de um casal são de origem masculina, 30% da mulher, 25% de ambos e 15% não se sabe o motivo. A falta de fertilidade no homem pode se dar por um único fator ou por diversos motivos.                                                                                           A varicocele, caracterizada pela dilatação anormal das veias dos testículos, que podem prejudicar o fluxo do sangue, a troca de nutrientes e levar a um acúmulo de substâncias tóxicas e o aumento de temperatura na região, é a principal causa de infertilidade masculina. Outros fatores são: doenças genéticas, criptorquidia, disfunções hormonais e doenças sistêmicas, quimioterapia e radioterapia e infecções. Os hábitos de vida como tabagismo (fumo), abuso de álcool e drogas, além da poluição podem diminuir a qualidade dos espermatozoides.
O diagnóstico é feito por duas formas, uma análise nos hábitos de vida do homem e um exame clínico chamado espermograma, que irá identificar a qualidade, forma e quantidade de espermatozoides que o paciente ejacula. O número adequado é ter 15 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma, com um volume entre 1,5 ml e 5 ml, sendo necessário que 32% desse montante sejam móveis e tenham força para chegar até as trompas e encontrar o óvulo para a fecundação. Nessas condições, o diagnóstico poderá ser:
  • Oligospermia: número de espermatozoides menor do que 15 milhões por mililitros.
  • Azoospermia: ausência total de espermatozoides.
  • Astenospermia ou astenozoospermia: casos em que menos de 32% dos espermatozoides são móveis.
  • Teratozoospermia é a alteração na forma dos espermatozoides.
Nas alterações hormonais, o tratamento pode ser feito com a administração de testosterona. Nas infecções, com antibióticos. A cirurgia é indicada para a correção de varicocele de alto grau e reversão de vasectomia. Outra opção de tratamento para a infertilidade masculina é a reprodução assistida, em que as alterações seminais leves são tratadas por inseminação intrauterina. A Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) é voltada para casos de alta complexidade, em que há a presença de alterações relevantes no número, na motilidade ou na morfologia dos espermatozoides. 
Assim devem-se pesquisar e tirar as dúvidas de qual deles vem a infertilidade, se vem da mulher ou do homem. Entrem em contato pelo formulário (ao lado) ou celular pra marcar consulta.

Arquivo do blogue