Páginas

Obesidade provoca infertilidade !















     
Através do meu TCC Obesidade e infertilidade na Reprodução Humana Assistida,
no curso de pós-graduação, tenho observado o quanto a obesidade no casal é prejudicial.

" ...Casais que estão há mais de um ano na tentativa de ter um filho e não obtêm sucesso no resultado, devem procurar um especialista em reprodução humana e analisar se existe algum problema de fertilidade. Se for constatado que o homem ou a mulher são inférteis, talvez seja possível conseguir uma gestação por meio de tratamentos de reprodução assistida. Existem três procedimentos: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Para qualquer um desses tratamentos, o mais importante é que o casal apresente boa saúde, porque qualquer fator pode influenciar diretamente no resultado.
Um dos fatores mais importantes para o sucesso dos procedimentos é que o casal esteja no peso ideal. Mulheres obesas podem apresentar modificação dos hormônios com pior qualidade dos óvulos e embriões, além de alterar o endométrio. A diminuição do peso melhora a fertilidade e os resultados dos tratamentos de reprodução assistida, e diminui também complicações obstétricas como abortos, hipertensão e diabetes gestacional. Na FIV/ICSI, por exemplo, as pacientes obesas apresentam um risco maior de ter aborto, por isso, é preciso atentar para o controle de obesidade. No caso dos homens, pode ocorrer alteração na secreção dos hormônios sexuais, como a testosterona e aumento de estradiol, interferindo na formação e na qualidade dos espermatozoides. .." retirado do estudo Fertivitro.
Assim devem-se o casal obeso primeiramente emagrecerem,  antes de qualquer tratamento de Reprodução Humana Assistida.

Arquivo do blogue